sábado, 10 de maio de 2014

DIVERGENTE ( VERONICA ROTH )


   
   Cem anos após a guerra, a cidade de Chicago é dividida em cinco facções, cada uma dedicada ao cultivo de uma virtude: Abnegação, Audácia, Erudição, Franqueza e Amizade. E aos dezesseis anos os jovens devem passar por um teste de aptidão e escolher em qual das facções irão passar o resto de suas vidas.
   Então Beatrice terá que se decidir entre ficar com sua família na Abnegação ou deixá-los para sempre e ser quem realmente é. Durante a realização do teste ela acaba descobrindo ser divergente, ou seja, pertence a mais de uma facção, e é orientada a esconder esse segredo de todos pois isso pode significar sua morte.
   O livro é enrolado demais, e só conseguimos entender mais sobre a sua divergência no final. Ele é narrado por Tris, que conta todos os dias desde o seu teste de aptidão, até o dia de sua iniciação, sendo que a maioria são coisas desnecessárias do seu dia a dia. Não tem nada muito detalhado, mas, às vezes começam a descrever coisas, como por exemplo, o jeito que alguém mastiga um bolinho, o que não interessa o leitor são e são usadas apenas para ocupar espaço.
   O romance que acontece nele é muito rápido, como um amor a primeira vista, o que é estranho, pois os personagens não tem tantas características em comum. Acho que deve ser uma das únicas distopias para adolescentes que não tem um triângulo amoroso, talvez porque a série, assim, não faria sentido.
   A personagem principal Tris, é definitivamente a pessoa mais chata que eu já vi em um livro. Em alguns momentos pensa só em si mesma e em outros, sacrifica tudo pelo próximo. Confia apenas em si mesmo, é muito boba e fácil de ser enganada, seus amigos dão tudo para ela e Tris desperdiça tudo.
  Mas apesar de muitos pontos negativos, Divergente me prendeu por várias horas, ainda mais no no final onde a história fica mais interessante e repleta de ação.

6 comentários:

  1. Nossa, achei que o livro era mais emocionante, realmente me deixou com menos vontade de ler :/

    www.cabanaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que você leu o livro com um olho na pagina e outro na parede, mas cada um tem sua opinião e eu descordo da sua.

    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Você foi indicado para fazer a TAG - Conhecendo o Blogueiro no seu blog!

    http://www.cabanaliteraria.blogspot.com.br/2014/05/tag-conhecendo-o-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  4. Essa foi, acho que a única resenha negativa do livro, mas enfim, cada um tem sua opinião e ainda vou lê-lo.

    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o livro, mas você, cada um tem sua opinião e gosto de leitura.
    Flor muito fofo seu blog, estou começando um blog, ele é básico mas fiz muito amor, dá uma visita? Beijos
    www.Doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Este não é o meu gênero de literatura preferido mas respeito quem gosta. Considero uma fuga muito grande à realidade embora tenha algumas coisas de positivo como as mensagens que transmite. No caso em questão, por exemplo, a negatividade da personagem Tris, que como você relata, só pensa em si mesma. Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir