domingo, 25 de maio de 2014

O SENHOR DOS ANÉIS (J. R. R. TOLKIEN)

Sinopse:  Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––Depois de ler “O Hobbit” fiquei encantado com a escrita de Tolkien, a maneira como ele descrevia os lugares e os diferentes povos que ele me apresentava, e com isso mal podia esperar para começar “O Senhor dos Anéis”. Mas toda vez que resolvia pesquisar sobre o livro só via pessoas reclamando sobre o escritor ser muito detalhista e o quão o livro era chato, e por conta de tantas críticas quase me desanimei a continuar a série.Quando tomei coragem e finalmente peguei para lê-lo vi que não era tão complicado quanto falavam, terminei A Sociedade do Anel mais rápido do que o curto O Hobbit. Não sei se é poque não fazia ideia de que o livro tratava, muito menos tinha visto algum filme, então ficava horas lendo o livro para ver o que iria acontecer.
    Não é um livro simples, mas para eu foi muito mais fácil do que esperava, não entendendo exatamente qual o problema que todos tinham com Tolkien. É claro que o livro é bem descritivo e também tem muitos personagens o que as vezes nos confundimos bastante e precisamos voltar algumas páginas para entender melhor, mas para mim foi praticamente tudo aproveitado. Inclusive, uma das minhas partes favoritas do livro foi as do tão odiado Tom Bombadil, o que todos achavam tão cansativo para mim foi a mais divertida delas.
    As músicas compostas por Tolkien também ajudam a enriquecer a obra, claro que devo admitir que acabei pulando uma ou outra canção. Em meio há tantos personagens é magnífico ver como cada um se diferencia do outro, o que  é mais uma das muitas provas de o porque esse escritor influenciou tanta gente, assim como os idiomas que ele criou.
    Então se você desistiu de ler “O Senhor dos Anéis” por falarem ser um livro muito complicado, dê uma chance a ele. E para se acostumar com a escrita de Tolkien, fica a dica de ler antes “O Hobbit”.

3 comentários:

  1. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas também tenho um certo receio de começar e ele não me agradar, já vi muita gente falando que o livro é chato e tals, então minha vontade diminuiu mais ainda, mas agora com a sua resenha, fiquei pensando sobre o livro, quem sabe um dia eu venha a dar uma chance a ele, não é?
    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas todos dizem que o Tolkien conta cada folha de cada maldita árvore de cara maldita floresta que eles passam... Mesmo assim ainda quero ler, pois me encanto com as obras do Tolken, como o SIlmarilion e o Hobbit...

    www.cabanaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá administrador do blog Beco Literário, gostaria de saber se o mesmo não fez comentário ALGUM no blog Cabana literária, já que sou responsável por fazer visitas e comentários em blogs parceiros. Caso tenha feito comentários no meu blog com outro nome, por favor, responda esse comentário com o nome. Caso não tenha feito comentário algum sinta-se livre para comentar qualquer postagem no blog Cabana Literária. Caso não responda esse comentário, o blog Beco Literário será removido das parcerias do Cabana Literária dentro de 15 dias. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir